Segundo algumas especulações relatadas pelo Mashable, pode ser permitido em um futuro próximo a inscrição no Google+ usando pseudônimos.
Google reconsidera e planeja a possibilidade de usar pseudônimos dentro da sua rede social: após a decisão de apagar perfis anônimos no Google+, segundo o que o Mashable informa, em breve será possível também usar pseudônimos.
A decisão ainda não foi oficializada e parece ter sido esboçada por Vin Gundotra à margem do evento “Web 2.0 Summit” em San Francisco.
Um passo decisivo para trás em relação à determinação inicial de hospedar apenas pessoas com nome e sobrenome públicos.
Que a reconsideração tenha sido determinada pelo fato de que, segundo a empresa de análise web Chitika, Google+ está registrando um declínio de tráfego?
Rumores falam mais sobre outras hipóteses: a equipe que trabalha no Google+ teria aceitado o fato de que, em algumas situações, é preferível ocultar o nome verdadeiro por trás de uma identidade virtual, como pode acontecer, por exemplo, com inscritos de países com situações políticas difíceis e que exercem limitações da liberdade pessoal: é óbvio que, nesses casos, existiria um perigo real para quem deseja comunicar ao mundo via web.
Da mesma forma, também quem teme perder o emprego pode preferir o anonimato, mesmo querendo expressar sua opinião.
Há também outra parte dos usuários que não corre risco nem de vida nem de emprego, mas gostaria de usar o nickname pelo qual é muito conhecido na internet: pense nos blogueiros que usam sempre o mesmo pseudônimo online, mesmo tendo escrito o nome e o sobrenome em suas páginas. Nesse caso, é óbvio que não estamos diante de uma identidade falsa, mas muito real, embora conhecida na maior parte pelo apelido.
Parece que essas seriam as considerações feitas pela Google sobre a possibilidade de abrir inscrições para pseudônimos.
O próximo passo será a abertura também para marcas e empresas, outro ator importante na disputa entre redes sociais.

Seja o primeiro a comentar